Saneamento
Saneamento Sist.Guarapiranga Sistema Cotia

Home Nascimento da Sabesp Fotos

 

     SANEAMENTO

  1. O quê é ?

  2. Quem deve fazê-lo ?

  3. Para que serve ?

  4. Como fazê-lo ?

  5. Quem fiscaliza ?

  6. O quê é Saneamento Básico ?

  7. O que é Sistema Produtor ?

  8. O que é Sistema de Distribuição ?

  9. O que é Sistema de Coleta, Tratamento e Disposição Final de Esgoto ?

  10. O que é o Centro de Controle Operacional ?

 

 

O quê  é  Saneamento ?

Saneamento é condição de vida saudável para a população. saneamento é o Poder Público cuidando da limpeza e dos modernos métodos para oferecer água potável, para lidar com o tratamento e disposição final de esgotos. Saneamento é cuidar de todas as formas de poluição. é lutar para a causa do meio ambiente aceitável para geraões presentes e futuras.

Limpar e canalizar córregos faz parte do saneamento. Limpar e fazer com que proprietários  limpem terrenos baldios faz parte do saneamento.

Combater todas as formas de infestação por ratos, mosquitos e animais transmissores de doenças faz parte de Saneamento.

Toda organização e as formas de higiene oferecidas para a população é parte integrante do saneamento.

 

Quem deve fazer o Saneamento ?

Os órgãos responsáveis para proceder, fiscalizar e obrigar pelo saneamento público são os entes públicos; A União, os Estados, O Distrito Federal eos Municípios. Este são por lei embora os particulares devem fazer a sua parte.

 

Para quê serve o Saneamento ?

Saneamento serve como qualidade melhor de vida para a população, pois diminui os casos de doenças e mortalidade infantil, inclusive melhora a qualidade do meio ambiente.

 

Como fazer o Saneamento de uma Cidade ?

Saneamento se faz com boa disposição política, porque em certos casos não rende votos como no caso de assentamento de tubulações. Necessita haver previsão orçamentária para tal e conscientização da população a ser beneficiada, pois ela vai arcar com as despesas e estar ciente que os recursos da natureza são limitados.

Saneamento básico de uma cidade é composto de Estações Elevatórias para a captação de água bruta e /ou para distribuição nos Reservatórios. É composto também de Estações de Tratamento de água em seus diversos estágios e adutoras e tubulações de distribuição para os consumidores. Saneamento básico ainda é composto de Estações Elevatórias e de Tratamento e Disposição final de esgotos.

Outras formas de Saneamento'são: Canalizações de Córregos, assentamento de tubulações e sistema para captação de águas pluviais, construção de piscinões, para evitar enchentes, sistema de coleta de lixo, Limpeza de ruas e pintura de construções públicas entre outros.

 

Quem fiscaliza o Saneamento ?

Compete aos órgãos públicos a fiscalização do Saneamento, istó é o Posder Executivo, o Poder Legislativo e o Ministério Público conforme legislação vigente.

 

O quê é Saneamento Básico ?

Saneamento Básico é a Forma de oferecer à população o bem estar indispensável para qualidade de vida decente e saudável. Saneamento Básico é oferecer água tratada potável à polaçao; é oferecer os meios indispensáveis para coleta de esgoto com tratamento e disposição final desse esgoto.

O Saneamento Básico acampa os Sistema Produtores de Água Tratada, os Sistemas de Distribuição de Água Tratada e Sistema de Coleta, Tratamento e Disposição Final de Esgoto.

 

O quê é Sistema Produtor ?

Sistema Produtor de ägua Tratada, são as diversas Estações Elevatórias tanto para captação de água bruta de mananciais, como para adução de águas da ETA até Reservatórios de Compensação e distribuição.

Sistema Produtor ainda se compõe de Estações de Tratamento de água potável em seus diversos estágios com controle e monitoramento de adição de produtos químicos para remoção das impurezas e de agentes biologicos patogênicos. Além das Estações Elevatórias e das Estações de Tratamento existem as adutoras com seus diversos equipamentos e os Resrvatórios de grande capacidade enterrados, semi-emterrados e os elevados ou torres. Os Reservatórios em muitos casos passam a fazer parte do Sistema de Distribuição ficando apenas os Reservatórios de Compensação e os de Centro de Reservação à cargo dos Sistemas Produtores..

Sistema Produtores se dividem em três etaspas: Sistema de captação, Sistema de Tratamento e Sistema de Entrega nos Reservatórios.

 

O quê é Sistema de Distribuição ?

Sistema de Distribuição de água potável é o conjunte de redes de adutoras, tubulações e Reservatórios interlifados, inclusive com estações de médio e pequeno porte para fazer com que a água cheque até às residências dos consumidores com vazão e pressão adequada, inclusive dentro dos padões de qualidade e potabilidade. Ao longo de trechos de tubulações quando a pressão é insuficiênte para chegar até o consumidor são instalados pequenos conjunto moto-bombas para aumentar a pressão. A esses conjuntos são denominados Booster.

A instalação de hidrômetros junto aos consumidores, a leitura dos mesmos e a entrega das contas de consumo de água e a arrecadação, estão a Cargo dos Sistema de Distribuição.

A Manuteção de todos esse equipamento no âmbito de sua atuação e atendimento ao usuário é responsabilidade do Sistema de Distribuição.

 

O que é Sistema de Coleta, Trtamento e Disposição Final de Esgoto ?

É o Conjunto de redes de coleta de água servida das residências, comercio e indústrias e a condução desse esgoto para as Estações de Tratamento de Esgoto para a remoção dos degetos e impurezas aceitáveis para a devolução da água à natureza, pois a água produto dessas Estações de Tratamento não é potável, mas aceitável para devolução à natureza.

As Estações de Tratamento de Esgoto pode ser na forma convencional com adição de produtos químicos em suas várias etapas de gradeamento, decantação e remoção dos degetos, como pode ser na forma de flotação; processo de adição de produtos químicos e injeção de ar para os degetos serem removidos quando estiverem na superficie dos tanques. Outra forma de tratamento de esgoto é através de estações com etapas de plantas aquáticas que vão absorvendo os nutrientes quando a água de esgoto passa por elas. São muito utilizadas em cidades do interior. Existe ainda outras formas de tratar o esgoto doméstico mas de menor importância mas solucionável apenas para residências do campo não servidos pelo Sistema de Esgoto das cidades como é o caso de fossas sépticas de maneira adequada sem contaminar o lençol freático.

 

 

 

 

 

 

 

O que é Centro de Controle Operacional ?

Controle Operacional é o Sistema informatizado e inteligente que comanda todo o Sistema de saneamento ou parte dele nas ações mais importantes.

O Centro de Controle emite comandos automáticamente de onde está localizado para operar à distância remotamente conjunto moto0bombas, válvulas, dispositivos de segurança, varredura das informações de interresse operacional e informações de caráter geral.

O Centro de Controle Operacional conta com equipes de Técnicos de Informática preparados para atuarem no Sistema Operacional remoto com atenção especial em operação de Elevatórias, válvulas e controle de nível dos Reservatórios.

O Centro de Controle conta também com equipe volantes com técnicos preparados para operarem estações Elevatórias, Válvulas, Reservatórios e pequenos reparos em equipamentos quando tais atividades são interrompidas por algum morivo de serem comandadas à distância.

O Centro de Controle conta ainda com técnicos de informática instrumental para instalar, realizar manutenções e substituir instrumentos e aparelhos necessários ao Centro de Operação.

Computadores com servidores modernos e Sistema Operacional  integrado de coleta de dados e de comando à distância completam o conjunto do Centro de Controle.

Maiores informações www.sabesp.com.br

 

Topo da Página



 


Copyright © 2009 Website [ Tuia.com.br ]                                                                  Bloco: Sabesp
       Contatos          faust @ tuia.com.br
Todos os direitos reservados
Última atualização: segunda-feira, 13 de outubro de 2014 .