Invasões holandesas
Início do Portal Tuia.com.brHome Sugestões de leitura Considerações finais

Alfaiates
República de 1817
Balaiada
Backmans
Cabanada
Cabanagem
Canudos
Chibata
Guerra do Contestado
Guerra dos Emboabas
Confederação do Equador
Revolução Farroupilha
Revolução de 1924
Revolução de 1930
Revolução de 1932
Revolução de 1964
Forte de Copacabana
Guerra do Paraguai
Inconfidência Mineira
Índios: A luta de 500 anos
Intentona Comunista
Invasões holandesas
Revolta de Juazeiro
Cangaço
Guerra dos Mascates
Negros - A luta inconclusa
Revolução Praieira
Coluna Prestes
Quebra-quilos
Revolta do Malês
Revolta da Sabinada

Invasões Holandesas

Foi a maior ameaça ao domínio hispano-português no Brasil pela Companhia das Índias Ocidentais, uma companhia comercial holandesa que, com certo êxito, tentou dominar as regiões produtoras de açúcar na Bahia e no resto do Nordeste.

A Holanda tinha ficado muito prejudicada pelo governo espanhol, após proclamar sua independência do Império Espanhol, pois o governo espanhol lhe fechara os portos de Portugal e do Brasil. Nessa época vigorava a união das coroas ibéricas.

De longa data os mercantilistas holandeses planejavam um forma de participar do rendoso negócio do açúcar. Uma delas, era organizar uma nova área produtora, outra era apoderar das já existentes. Esta prevaleceu. A primeira invasão aconteceu na Bahia, mas o poderio das forças espanholas e a determinação dos portugueses e brasileiros no Brasil acabaram impondo a rendição e a expulsão dos holandeses da Bahia.

Nos anos seguintes, vários combates se sucederam por conta da pirataria praticada pelos holandeses nas costas brasileiras.Mas a maior e mais bem planejada invasão holandesa se deu no nordeste, principalmente em Pernambuco no ano de 1630, quando uma esquadra poderosa da Companhia das Índias, composta de 67 navios,1170 canhões e 7000 homens chegou no litoral pernambucano.

Embora, existissem e continuassem as batalhas tradicionais e guerras de guerrilha pelo interior, sua força diminuiu pois a Espanha estava envolvida na guerra com a França (Guerra dos Trinta Anos) e mandava pouca ajuda para o Brasil. A expansão holandesa pelo Nordeste foi crescente, ainda mais, com a chegada de um novo governante, o Conde João Maurício de Nassau Siegen em 1637.

Maurício de Nassau deu novo impulso no desenvolvimento do Nordeste, no sentido de melhorar as cidades da região, no desenvolvimento cultural intenso, manteve certa tolerância com as dívidas dos senhores de engenho e liberdade de culto quanto ao catolicismo e judaísmo, uma vez que a religião oficial da Holanda era o Calvinismo.

Em 1640, Portugal restaurou sua independência e a partir de então, aliou-se à Holanda em guerra contra a Espanha. Mas foi uma aliança que pouco tempo durou, pois os holandeses ampliaram suas conquistas com a tomada de São Paulo de Luanda em Angola e a Ilha de Tomé na costa guineana.

Em 1644, Nassau sentindo que seus pedidos de ajuda financeira eram negados sistematicamente, pois a Guerra dos Trinta Anos tinha deixado atrás de si, grandes devastações e foi sucedida por uma persistente crise econômica, pressionado pela Companhias das Índias Ocidentais tendendo a exigir mais e mais em termos de impostos, juros e taxas, foi tomado de fortes motivos para retornar à Europa.

Com a saída de Nassau, o descontentamento foi geral, e transformou os senhores de engenho e antigos colaboradores do domínio holandês na região em ferrenhos patriotas. Portugal mudando sua política e aproximando-se da Inglaterra, dela recebeu todo apoio militar, e fez das guerras de guerrilha à batalhas de campo aberto e retomou novamente suas possessões.

Tratado de Campina da Taborda: Ocorreu em 26 de janeiro de 1654 e foi o da rendição dos holandeses em Pernambuco, exigindo suas retiradas.

Tratado de Haia, em 1661, pelo qual os holandeses desistiam de reivindicar qualquer território brasileiro em troca de um indenização de 4 milhões de cruzados.

 














História Geral
História do Brasil
Constituições
Lutas do Povo   Revoluções
Datas Importantes
Familias dos Presidentes
Tratados 
Vídeos Históricos

História do Brasil  |  Família | Educação e Cultura   |  Esporte e Lazer  |Religião  |  Direito Brasileiro   |  Meio Ambiente  |  Músicas  | Notícias, Casos, Contos e Causos  |  Sabesp 

    Topo da Página            Início do Site

Websites [ Tuia.com.br ]                                 Bloco: Lutas Brasileiras
Faustino Emílio da Silva          Contatos: Faust@tuia.com.br.
Última atualização: sábado, 20 de novembro de 2010