Backmans
Início do Portal Tuia.com.brHome Sugestões de leitura Considerações finais

Alfaiates
República de 1817
Balaiada
Backmans
Cabanada
Cabanagem
Canudos
Chibata
Guerra do Contestado
Guerra dos Emboabas
Confederação do Equador
Revolução Farroupilha
Revolução de 1924
Revolução de 1930
Revolução de 1932
Revolução de 1964
Forte de Copacabana
Guerra do Paraguai
Inconfidência Mineira
Índios: A luta de 500 anos
Intentona Comunista
Invasões holandesas
Revolta de Juazeiro
Cangaço
Guerra dos Mascates
Negros - A luta inconclusa
Revolução Praieira
Coluna Prestes
Quebra-quilos
Revolta do Malês
Revolta da Sabinada

Beckmam - A nobreza em luta

Beckimão apelido de Manuel Beckmam era tido no nordeste brasileiro como um senhor de engenho altivo e taciturno. Tinha lá suas idéias tiradas dos livros proibidos acerca da política, tanto que fora expulso de Gurupá no Maranhão por ler tais livros e protestar contra a nomeação do Governador.

Em 25 de fevereiro de 1684 Manuel Beckmam e seu irmão Tomás chefiaram uma rebelião contra o governo colonial em São Luís.

Os irmãos Beckmans se uniram na verdade aos senhores de engenho e obtiveram vitórias de fato sobre os governantes da colônia. Chegaram até a instalar um governo local com representantes dos três estados: clero, povo e nobreza. Não foi uma luta para libertar o Maranhão de Portugal, mas exigiam tão somente mais mão de obra escrava para suas terras e escoar a produção a preços condizentes pagando um pouco menos pelas mercadorias importadas, pois era grande a corrupção no comércio dos escravos bem como a não aceitação de produtos oriundos da colônia para pagamento dos escravos e produtos importados. O fim era acabar com a exploração que sofriam por parte da metrópole. A exploração da metrópole se fazia principalmente através da Companhia do Comércio que fora fundada justamente para resolver os problemas da colônia. O governo português utilizando com argúcia o plano que satisfazia com satisfação os senhores de engenho, acaba com a Companhia de Comércio e fornece a Colônia com escravos, abaixa os preços dos produtos importados, alimentos e escravos bem como acaba com o monopólio que a Cia. do Comércio exercia na região. A metrópole nomeia Gomes Freire de Andrade para governar o Maranhão. Com tais medidas esfria-se a revolta e os Irmãos Beckmams ficam isolados. Freire de Andrade entretanto resolve punir os culpados. Manuel Beckmam é traido por um filho seu adotivo e enforcado em 02 de novembro de 1686. O traidor como prêmio recebe a patente de capitão da nobreza que anteriormente era aliada a Beckmam. Ela reage violentamente e trucida o traidor passando-o como cana numa moenda.

O governo de Beckmam embora congregando camadas do povo, do clero e da nobreza, vagamente progressista para a época, não para funcionar e sim para negociar, não significa que tivesse caráter popular.














História Geral
História do Brasil
Constituições
Lutas do Povo   Revoluções
Datas Importantes
Familias dos Presidentes
Tratados 
Vídeos Históricos

História do Brasil  |  Família | Educação e Cultura   |  Esporte e Lazer  |Religião  |  Direito Brasileiro   |  Meio Ambiente  |  Músicas  | Notícias, Casos, Contos e Causos  |  Sabesp 

    Topo da Página            Início do Site

Websites [ Tuia.com.br ]                                 Bloco: Lutas Brasileiras
Faustino Emílio da Silva          Contatos: Faust@tuia.com.br.
Última atualização: sábado, 20 de novembro de 2010